Mato Grosso, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat discute com governo política de expansão
Unemat discute com governo política de expansão
03/10/2003 11:00:49
por Coordenadoria de Comunicação Social

O governador Blairo Maggi se reuniu com a secretária de Ciência e Tecnologia (Secites), Flávia Nogueira, e pró-reitores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), na tarde desta quarta-feira (01.10), no Palácio Paiaguás, para discutir a instalação de cursos superiores no Município de Confresa (1.106 km a nordeste de Cuiabá). Durante a audiência ficou decidido que a Unemat instalará um Núcleo Pedagógico na cidade. Os cursos ministrados serão de Administração, Ciências Contábeis e uma licenciatura (curso para formação de professores), em área que será escolhido posteriormente.

O Núcleo Pedagógico funcionará no prédio onde será instalada uma escola de Ensino Médio. O Governo já está providenciando a construção do edifício, que ficará pronto no segundo semestre de 2004. Os cursos serão regulares e funcionarão no sistema de Turmas Especiais, com capacidade de atender 50 alunos por turma, no período noturno. Nesse sistema, as aluas são ministradas todos os dias e a duração do curso é igual ao da universidade. A diferença é que o conteúdo é dado de forma condensada.

De acordo com o pró-reitor de Administração e Finanças da Unemat, Wilbum Cardoso, a Unemat já trabalha no sistema de Turmas Especiais em outros quatro Municípios (Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Tangará da Serra e Juara), e os resultados obtidos são positivos. "O aproveitamento é maior, pois o aluno recebe o conteúdo de forma intensa", disse Cardoso.

A instalação do Núcleo Pedagógico em Confresa é uma promessa do governador Blairo Maggi feita durante a Expedição Estradeiro. Maggi percorreu a região entre os rios Xingu e Araguaia e constatou a precariedade dos Municípios destas regiões. Durante a expedição, o governador prometeu levar Educação Superior à população destas cidades, e Confresa foi escolhida para abrigar o Núcleo da Unemat.

A Unemat possui campus na cidade de Luciara, oferecendo os cursos de História, Letras, Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas e Geografia. Na primeira parte do curso, os alunos fazem a parte básica na sede do município. Em seguida, quando iniciam as matérias específicas, as aulas são ministradas em Vila Rica e Confresa. O curso de licenciatura ofertado no Núcleo Pedagógico de Confresa será diferente dos que já são ministrados no Município.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Marcos Francisco Borges, a Unemat não possui orçamento suficiente para expandir a universidade em todas as regiões carentes de Educação Superior. "Essa atitude do governador de buscar alternativas para levar a Unemat onde há necessidade, é de fundamental importância. Nós não temos condições de atender toda a demanda, mas estamos fazendo tudo que podemos para supri-la", disse Borges.

A secretária Flávia Nogueira disse que a expansão da Unemat foi traçada no começo do ano e, agora, iniciam as ações concretas. "O resultado de hoje é fruto de um plano de trabalho traçado no início do Governo, e o governador Blairo Maggi é um gestor que honra com suas promessas", afirmou Nogueira.

OUSADIA - O governador Blairo Maggi solicitou ao superintendente de Gestão de Educação Superior da Secites, doutor Roberto Baronas, que realizasse um estudo junto aos municípios de Catalão e Jataí, em Goiás. A idéia é conhecer um sistema de parcerias que é feito entre Prefeituras e Instituições de Ensino Superior. Nessas cidades, os prefeitos são responsáveis pelo pagamento dos professores que ministram os cursos superiores. A universidade entra com a infra-estrutura e cede os profissionais.

De acordo com Maggi, é preciso buscar alternativas criativas e inovadoras para ampliar a atuação da Unemat. "Não podemos ficar presos a um modelo quadrado, se não temos condições de fazer de um jeito, vamos ousar, mas não vamos deixar de fazer", afirmou o governador.

Atualmente, a Unemat possui dez campi, nos Municípios de Luciara, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Colíder, Cáceres, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Sinop e Pontes e Lacerda. A universidade oferece nestes Câmpus74 cursos, sendo que, deste total, 36 são regulares.

PAMELA MURAMATSU

Redação/Secom-MT

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada